quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PMDB e PT brigam até na responsabilidade do apagão, diz Folha de S. Paulo

Fla… - A disparidade entre notas oficiais e pronunciamentos de governistas expõe a queda de braço entre PT e PMDB pelo controle do setor elétrico. Enquanto o primeiro domina Itaipu, o segundo manda em Furnas por meio de prepostos do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

…Flu - Os petistas se queixam de que as falas iniciais de Lobão procuraram empurrar a responsabilidade para a usina de Itaipu, protegendo Furnas, ainda que a área técnica do governo tenha apontado problemas na transmissão (Furnas) e não na geração (Itaipu).

da coluna Painel desta quinta-feira (12) na Folha de S. Paulo.

Serasa: queda da inadimplência vai desacelerar em 2010

ANA LUÍSA WESTPHALEN

A queda do nível de inadimplência do consumidor brasileiro deve perder fôlego a partir do segundo trimestre de 2010, segundo informou hoje a empresa de análise de crédito Serasa Experian. Isso porque, segundo a entidade, o rápido aumento do endividamento ao longo dos últimos meses, para aquisição de automóveis e bens duráveis, não foi acompanhado de elevação, em magnitude semelhante, da massa de rendimentos. São considerados inadimplentes os consumidores com dívidas em atraso a mais de 90 dias.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor caiu 0,2% em setembro, chegando aos 98,6 pontos, o menor patamar desde março de 2008. Essa foi a décima queda consecutiva do índice. Para os analistas da empresa, a atual trajetória de redução dos níveis de inadimplência deverá prosseguir durante o quarto trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010.

Entre as empresas, a expectativa é de que a inadimplência entre em trajetória de declínio durante o quarto trimestre desde ano e se mantenha em queda durante o primeiro trimestre de 2009. Para a Serasa, a retomada da atividade econômica, reequilibrando o fluxo de caixa das empresas, é o que vai determinar este processo.

Lula está na lista dos mais poderosos do mundo

Lista traz ainda, no 62º lugar, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, maior produtor mundial de soja


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana Forbes e divulgado nesta quinta-feira (12)

O ranking completo, com 67 nomes, traz ainda o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, que é o maior produtor mundial de soja, na 62ª posição.

A lista é encabeçada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido pelos presidente da China, Hu Jintao, e pelo premiê e ex-presidente russo Vladimir Putin.

O presidente do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado pela revista o 4º homem mais poderoso do mundo.

Segundo a revista, a compilação da lista tentou responder a questões como que influência as pessoas têm sobre outras, o controle que elas têm de grandes recursos financeiros e o poder que elas têm em múltiplas esferas.

Perfis

A revista justifica a escolha de Lula como 33º de sua lista dizendo que ele "governa o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango".

A Forbes comenta que seu "projeto de estimação" é a exploração dos vastos campos de petróleo na costa brasileira, "tornando o país o número 1 no mercado de carbono projetado em US$ 125 bilhões".

No perfil que faz de Blairo Maggi, por sua vez, observa que ele ajudou a fazer da soja o principal produto de exportação brasileiro, mas que foi acusado de desmatar a floresta amazônica, pelo que recebeu o prêmio "Motosserra de Ouro", da ONG Greenpeace, em 2005.

Apesar disso, a revista observa que ele mudou sua imagem com os ambientalistas ao conseguir reduzir dramaticamente o desmatamento no Estado e ao defender uma compensação financeira para que os agricultores não desmatem a floresta.

Lula aparece no ranking pouco acima de figuras como os premiês do Japão, Yukio Hatoyama, e da Índia, Manmohan Singh, e do saudita Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, em 35º, 36º e 37º lugares na lista, respectivamente.

Mas fica atrás de outras figuras políticas como os primeiro-ministros da Itália, Silvio Berlusconi (12º lugar), da Alemanha, Angela Merkel (15º), e da Grã-Bretanha, Gordon Brown (29º), ou do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Il (24ª posição na lista), e até mesmo do ex-presidente americano Bill Clinton (31ª) ou do prefeito de Nova York, o milionário Michael Bloomberg, que aparece no 20º lugar.

Nos primeiros lugares da lista estão também empresários, como os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, em 5º lugar, o mexicano Carlos Slim Helu, em 6º, o magnata da mídia Rupert Murdoch, em 7º, Michael T. Duke, presidente da Wal-Mart, em 8º, e Bill Gates, fundador da Microsoft e homem mais rico do mundo, em 10º.

A Forbes observa que a lista tem um nome para cada 100 milhões de habitantes da Terra.

Fonte: Site O Bonde

Morre baixista da banda londrinense Primos da Cida


Morreu na tarde desta quarta-feira (11) o músico Rafael Solci de Oliveira, de 31 anos, baixista da banda londrinense Primos da Cida. Ele lutava há um ano contra um câncer, estava submetendo-se a sessões de quimioterapia e apresentou complicações da doença.

A morte de Rafael Solci foi comunicada às 17h30. O velório está sendo realizado na Capela 1 da Acesf. O sepultamento está marcado para esta quinta-feira (12), às 10h, no cemitério São Pedro.