quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ruas ao redor do Lago Igapó 2 terão sentido único

Folha de Londrina/Arquivo
Para estimular as pessoas a irem mais ao Lago Igapó, a prefeitura tem interditado as ruas próximas nos domingos
Provavelmente, na próxima semana, as duas ruas que circundam o Lago Igapó 2, já estarão com sentido único; uma ciclovia de 2,5 mil metros, no perímetro do lago, será construída. A pintura de faixas da nova sinalização já começou a ser feita.

Hoje, tanto a Joaquim de Matos Barreto (que começa na Rádio Paiquerê AM e vai até a Avenida Maringá) quanto a Bento Munhoz da Rocha Neto (na outra margem) têm mão dupla. Com a mudança, a Joaquim de Matos admitirá tráfego apenas no sentido Higienópolis-Maringá e, na Bento Munhoz, o tráfego fluirá apenas da rotatória da Avenida Ayrton Senna para a Avenida Higienópolis.

A mudança, disse Cristiane Biazzono Dutra, gerente de tráfego do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), visa garantir espaço para a ciclovia e dar mais segurança para pedestres e ciclistas, que têm ido cada vez mais no lago durante os finais de semana, incentivados pelo projeto "Domingo é a Gente que Faz".

A mudança no sentido das vias só está dependendo da instalação de um semáforo na esquina da Avenida Higienópolis com a Bento Munhoz, a exemplo do que já ocorre na esquina de baixo (da Higienópolis com Joaquim de Matos). "Sem o semáforo, poderá ocorrer acidentes; acredito que na quarta ou quinta-feira o sentido das ruas já seja modificado", disse Cristiane.

As duas ruas terão, além de ciclovia com 3 metros de largura, duas pistas de rolamento em sentido único, sem vagas para estacionamento. A velocidade máxima permitida – hoje não regulamentada – será de 40 km/h. "A mudança dará mais fluidez ao trânsito, mais segurança e mais organização. Alguns poderão ter o trajeto aumentado um pouco, mas nada muito excessivo e só para os veículos motorizados", avaliou Cristiane.

A gerente explicou que a faixa da ciclovia, que terá mão dupla, já foi pintada, mas serão colocados obstáculos físicos para impedir que carros avancem a faixa.

Fonte: Bonde

Chegou Causando

Fonte: Blog Café com Pizza

Fazendo uso de uma gíria jovem, posso dizer que o vereador Zaquel Berbel, empossado hoje na CML, chegou causando. Berber se posicionou de forma dura em relação ao seu ex-companheiro de partido Rodrigo Gouvea, e ex-vereador afastado pela justiça, vaga hoje ocupada por Berbel. "Rodrigo Gouvêa conheceu dessas denúncias através dessa Casa. Em que pese as oportunidades, nada fez para provar a sua inocência. Preferiu se esconder atrás do regimento, permitindo o arquivamento da denúncia." A declaração causou mal estar na Casa e vereadores como Joel Garcia (PDT) e Tito Valle (PMDB) não se fizeram de rogados. Responderam de forma direta as declarações de Berbel, piorando o clima dentro do legislativo londrinense.

Requião esclarece: usei “tom lúdico” e “humor” sobre câncer de mama


O governador Roberto Requião afirmou em nota nesta quarta-feira que usou um “tom lúdico” e “humor” quando disse, durante o programa Escola de Governo, da TV Educativa do Paraná, que o câncer de mama nos homens pode ser consequência de paradas gay.

“O tom lúdico que usei no lançamento da campanha de prevenção do câncer de mama, entre mulheres e homens, acabou provocando uma onda de recriminações. Quando me referi às paradas da diversidade, ocorriam-me os riscos que o abuso de hormônios femininos, com fins terapêuticos ou estéticos, representam para a saúde”, disse o governador. “Entre os riscos, o câncer de mama. Em razão disso, estou sendo impiedosamente criticado.”

Requião disse ainda só conhecer o “gênero humano”. “O mais são opções e escolhas, que sempre respeitei, como cidadão ou governante”, afirmou. Segundo ele, sua vida pública tem sido uma incessante luta pela liberdade das minorias.

O governador disse ainda que o combate ao preconceito levou a avanços na área da saúde. “Com o meu então secretário da Saúde, Nizan Pereira, estabelecemos com o movimento GLTB vínculos de respeito, colaboração e de parcerias”, explicou.

De acordo com Requião, há em seu governo uma secretaria destinada exclusivamente às minorias, a de Assuntos Estratégicos, por isso sua gestão não pode ser considerada preconceituosa ou homófoba. “A tolerância tolera tudo, menos a intolerância. E esta intolerante manifestação ao uso de humor, para chamar a atenção ao lançamento da campanha contra o câncer de mama, é inaceitável”, afirmou.

SERRA QUER O APOIO DE REQUIÃO

De Roseli Abrão, no Hora H:

Enquanto setores do PSDB paranaense torcem o nariz para o PMDB, o principal presidenciável tucano, o governador de São Paulo, José Serra, continua tentando atrair o apoio do governador Roberto Requião às eleições do ano que vem. Segundo deputados com trânsito livre no Palácio das Araucárias, Serra e Requião conversam por telefone pelo menos uma vez por semana.

O interesse de Serra aumentou depois que Requião protestou publicamente contra o pré-acordo assinado na semana passada entre as cúpulas do PT e do PMDB.

Requião ironizou o jantar que reuniu as cúpulas dos dois partidos em Brasília. Disse que, num jantar, “a única coisa concreta que ocorre depois de uma comida boa e sobremesa é um arroto”. Que jantar “não é instância de decisão para coisa nenhuma”.

Requião, inclusive, vai liderar um movimento contra este pré-acordo e marcou para o dia 21 de novembro, em Curitiba, uma reunião de peemedebistas que também não aceitam que o partido seja entregue de “mão beijada” para o PT.

O governador tem repetido que antes de mais nada PMDB deveria elaborar um programa de governo e, a partir daí, definir se o partido deve ter candidato próprio ou se faz uma aliança.