quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A hora e a vez do Brasil

Não faz muito tempo, imaginar o Brasil escapando quase ileso de uma avassaladora crise global, e ainda por cima emprestando dinheiro ao FMI (Fundo Monetário Internacional), poderia soar como devaneio.

Apostar no país como iminente exportador de petróleo e cravar "Rio de Janeiro" como sede de Olimpíada, então - e com direito a Copa do Mundo dois anos antes -, soava quase uma chacota. O amanhã, no entanto, parece estar chegando àquele que era, até outro dia, o eterno "país do futuro". Leia mais

PT E PMDB FORMAM COMISSÃO PARA RESOLVER IMPASSE NOS ESTADOS À ALIANÇA PRÓ-DILMA


Por Gabriela Guerreiro, da Folha Online:

Na tentativa de solucionar impasses nos Estados para a aliança entre PT e PMDB para as eleições de 2010, integrantes dos dois partidos se reuniram nesta quarta-feira no início de uma série de conversas que têm como objetivo firmar o apoio dos peemedebistas à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto. A "comissão" integrada por cerca de dez petistas e dez peemedebistas vai discutir, em vários encontros, possíveis soluções para os impasses estaduais à aliança nacional entre as duas legendas.

"Os dois lados assumiram a responsabilidade de, até a próxima reunião, no dia 25, apresentar um conjunto de possíveis soluções para Estados onde a relação PT-PMDB não está equacionada. Nos Estados que a gente avalia essa parceria como necessária, vamos conversar", disse à Folha Online o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Os participantes da reunião afirmam que há Estados, como São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, onde a aliança nacional dificilmente vai se repetir nas disputas aos governos estaduais. O grupo vai focar em Estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde petistas e peemedebistas esperam chegar a um acordo para candidaturas únicas.

Acidente cancela compromissos de Requião em Londrina

Londrix.com

Por volta de 13h30 desta quinta-feira (5) a assessoria de imprensa do Governo Estadual emitiu nota oficial sobre o acidente que vitimou o governador Roberto Requião nesta manhã em Paiçandu, no Noroeste do Estado. Segundo o comunicado, o governador sofreu uma contusão na perna e está mancando, mas passa bem. Requião não precisou ser encaminhado a hospital, completa a nota.

O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) sofreu um corte na cabeça; o deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) teve um ferimento no ombro e o secretário Ênio Verri (Planejamento) tem uma luxação na perna. Ele passa por exames no Hospital Paraná.

Estavam no palanque também os deputados estaduais Artagão Junior, Teruo Kato, Waldyr Pugliesi (todos do PMDB), Luiz Nishimori (PSDB) e Dr. Batista (PMN).

O acidente cancelou compromissos agendados para o governador em Londrina na tarde desta quinta-feira. Ele participaria de cerimônia para a adesão do consórcio intermunicipal ao Pronasci - programa de segurança nacional com cidadania, do governo federal - e faria uma visita à Universidade Estadual de Londrina.

Requião vem a Londrina

Londrina

Requião vem a Londrina nesta tarde para participar de cerimônia de assinatura do termo de criação do Pronasci no norte do estado. A agenda está confirmada.

Ainda em Londrina, às 16h30, Requião entrega obras e equipamentos para os laboratórios do Centro de Ciências Biológicas e para outros centros de estudo da Universidade Estadual de Londrina.

Palanque desaba e governador Roberto Requião cai

O governador Roberto Requião (PMDB) teria ficado ferido na manhã de hoje em decorrência da queda do palanque, em Paiçandu, município na região metropolitana de Maringá, onde ele fazia discurso para entrega de ônibus escolares.

Oito pessoas foram encaminhadas ao Hospital Municipal com cortes superficiais e escoriações. Entre elas o secretário do Planejamento, Ênio Verri, que sentia fortes dores na perna, e os deputados estaduais Nereu Moura, com um corte na cabeça, e Odílio Balbinoti.

"Havia muita gente sobre o palanque", informou um socorrista do Siate à Rádio CBN Maringá. Segundo a emissora, a estrutura tinha 3 metros de altura e pelo menos 30 pessoas caíram.

A causa do acidente ainda é investigada. A Casa Militar averiguou o local antes do evento e a estrutura foi aprovada. Não havia, no momento da queda, número excessivo de pessoas sobre o palco. "Estamos aguardando a perícia criminalística, mas, em primeira avaliação, uma viga de aço cedeu e o palco desabou", afirmou o secretário da Casa Militar, o coronel Washington Alves da Rosa. A área foi cercada pela Polícia Militar.

O governador, após a queda do palanque, teria sido cercado por seus seguranças e levado de helicóptero para um hospital na região.

"Eu estava do lado do governador e me pareceu que ele estava bem. Estou muito assutado e machuquei um pouco a perna", disse à CBN Maringá o deputado Luiz Nishimura.