quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vox Populi: Dilma sobe 4 pontos, Serra cai 4 pontos


Sinal de alerta no ninho tucano. Dilma Rousseff subiu 4 pontos e Serra caiu 4.Veja os resultados da mais recente pesquisa do Instituto Vox Populi divulgado há pouco no Jornal da Band: Cenário 1 Serra – 36% (tinha 40% na pesquisa do Vox fechada na segunda-feira 2/11); Dilma – 19% (tinha 15%); Ciro – 13% (tinha 12%); Heloísa Helena – 6% (na pesquisa anterior não foi testada); Marina – 3% (tinha 5%); Nulo, branco e não sabe – 23% Cenário 2 Dilma – 20% Ciro – 19% Aécio – 18% Heloísa – 8% Marina 4% Nulo, branco e não sabe – 31%. O Vox Populi testou o nível de decisão do eleitor. Perguntou e apurou os seguintes índices: Já decidiu em quem votar – 33%; Não decidiu, mas tem uma idéia – 12% Não decidiu e não sabe em quem votará – 55%. O menor índice de rejeição é de Aécio:5%. Ciro, 8%, Heloísa, 10%, Serra 11% e Dilma, 12%. O índice é estabelecido a partir da pergunta: Em qual candidato você não votaria de jeito nenhum? Melhorou a avaliação do desempenho do presidente Lula. Passou de 65% na pesquisa anterior para 68%. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 170 municípios de todos os Estados – menos Acre, Roraima e Rondônia. Data de aplicação da pesquisa: entre os últimos dias 31 e 6. Margem de erro: 2,4%.

Mais de 20 mil ficaram sem energia no norte do PR

Cerca de 20 mil moradores dos municípios de Borrazópolis, Leópolis, Sertaneja e do distrito da Warta, na região norte de Londrina, ficaram sem energia por aproximadamente uma hora na noite desta terça-feira (10).
10/11/2009 - Temporal no Paraná deixa parte do Brasil no escuro

A assessoria de imprensa da Copel informou que, no caso de Borrazópolis (84 km ao sul de Apucarana), com 8,2 mil moradores, toda a cidade ficou no escuro durante pouco mais de hora. O apagão total também atingiu Leópolis (distante 35 km de Cornélio Procópio), com 4,2 mil habitantes, e os 5,9 mil moradores de Sertaneja (distante 63 km de Cornélio Procópio).

Segundo a assessoria de imprensa, a oscilação de tensão que partiu de Itaipu causou avarias nas subestações que abastecem estas cidades.

Os cerca de 1,5 mil moradores da Warta também ficaram sem energia. Lá, o problema foi a queima de um fusível. Todo o abastecimento já foi regularizado, informou a Copel.

Itaipu volta a operar normalmente

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6 horas da manhã desta quarta-feira, 11. Neste momento 18 unidades produzem energia: nove unidades geradoras de 60 Hz e nove unidades geradoras de 50 Hz. A assessoria de imprensa da usina informou que ainda não tem informações sobre o que causou o blecaute.

O Brasil recebe agora 9.800 MW de energia produzida por Itaipu. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.

Conforme a hidrelétrica, a totalidade da produção das máquinas de 60 Hz - de 5.300 MW - abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Já do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai. Uma unidade de 60 Hz está em manutenção programada e uma de 50 Hz, em "stand by".

Ministro de Minas e Energia esclarece situação

O Ministro de Minas e Energia Edson Lobão acaba de conceder entrevista coletiva a respeito do apagão no Brasil. Segundo Lobão, uma das hipóteses mais aceitas até o momento é a de que ventos, acompanhados de um raio, tenham provocado um colapso no sistema de fornecimento de energia. Ele negou que este seja um problema semelhante ao que aconteceu no apagão de 2001 no Brasil. "O problema é técnico, diferente de 2001, quando tivemos falta de enegia elétrica", disse o ministro.
Fonte: Café com Pizza