quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pessuti instala o governo em Maringá nesta quinta-feira

A segunda edição da Escola de Governo no interior será realizada em Maringá, nesta quinta-feira (6). O governador Orlando Pessuti irá falar as ações desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos na região. Na abertura da reunião com o secretariado será apresentado um vídeo, com as principais obras na região. O evento será realizado no Teatro Marista e terá a participação de representantes de prefeituras, associações comunitárias, igrejas, sindicatos e empresas.

Na sequência, o governador assina ordens de serviços e entrega obras a prefeitos de 50 municípios que compõem a região Noroeste.
Maringá vai receber mais R$ 1,4 milhão para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. A ordem de serviço será assinada pelo governador e pelo presidente da Sanepar, Stênio Jacob. Os recursos a serem aplicados são financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Saneamento). Eles compreendem a execução de mais de 6 mil metros de anéis de distribuição de água em diversos setores de Maringá, beneficiando toda a população. As obras devem gerar 140 empregos, entre diretos e indiretos.

A Escola de Governo será transmitida ao vivo pela Rádio e Televisão Paraná Educativa, no canal 9 (TV aberta), na antena parabólica na frequência 1.320 MHZ polarização horizontal, e pela rádio AM 630. Também é possível acompanhar a reunião pela internet no site www.pr.gov.br/rtve.

Pessuti avança em causas importantes através do diálogo


Editoria Política


O governador está disposto a marcar sua passagem no comando do executivo estadual pela disposição de desatar antigos nós.

O governador Orlando Pessuti reafirmou a disposição de buscar uma solução para a dívida que o Estado tem com o banco Itaú, nesta terça-feira (04), na escola de governo. “Queremos saber se é conveniente prosseguir no confronto jurídico ou se existe espaço para a negociação”, afirmou.

“Um acordo só será feito se for dentro daquilo que o Paraná entende como justo”, adiantou. Ele determinou que seja realizado um estudo pela Secretaria da Fazenda e pela Procuradoria Geral do Estado para que as alternativas sejam avaliadas.

Este é mais um dos problemas pendentes que o governador está determinado resolver a partir do diálogo. O primeiro embate se deu contra a multa mensal de R$ 7 milhões imposta pela Secretaria do Tesouro Nacional, que foi derrubada na semana passada após o trabalho conjunto com a bancada federal realizado no Senado. Além da multa, o Paraná teve seu cadastro liberado junto ao Governo Federal. “Isso é o mais importante, pois estamos com a nossa ficha limpa”, afirmou Pessuti.

O segundo embate que, pelo que tudo indica, será resolvido em breve é o imbróglio que envolve as concessionárias de pedágio que administram as rodovias no Paraná. Um estudo está sendo realizado, através da secretaria de Transportes, para dar sustentação à negociação de uma redução nas tarifas.