quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sucessão presidencial.Ciro Gomes pode abrir mão de candidatura por Aécio Neves


Do Estadão

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) reafirmou nesta terça-feira, 17, que poderá desistir de ser candidato à Presidência da República em 2010 caso o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, consiga se viabilizar como presidenciável do PSDB. Aécio e Ciro participaram de um evento em Belo Horizonte e depois almoçaram reservadamente no Palácio das Mangabeiras.

“Se o governador Aécio Neves se viabilizar candidato a presidente da República, eu penso que a sua presença é tão importante para o Brasil que a minha candidatura não é necessária mais”, disse Ciro, após a solenidade de lançamento do portal da ONG Brasil Tem Jeito, idealizado pelo deputado federal Rodrigo de Castro (MG), secretário-geral do PSDB e um dos principais aliados do governador mineiro.

O deputado pelo Ceará voltou a observar que sua candidatura é uma decisão do partido, mas justificou sua disposição de abrir mão em favor de Aécio dizendo que o mineiro encerra o “provincianismo” da disputa entre o PT e o PSDB de São Paulo.

“A minha necessidade aguda de ser candidato não remanesce mais”, afirmou. “O Aécio pode convocar todos os brasileiros decentes de todos os partidos, que é como ele faz em Minas Gerais, e celebrar um projeto de País que dê avanço ao que o presidente Lula representou”.

O governador mineiro classificou Ciro como o “amigo de uma vida” e disse que avaliaria “todas as possibilidades” na conversa com o deputado do PSB. “Se pudermos estar juntos, para mim seria extraordinário. Se não pudermos não deixaremos de ter afinidades. Essas afinidades não se perdem em razão de circunstâncias políticas ou partidárias”.

Ranking da corrupção. Brasil ocupa o 75º lugar


O Brasil subiu cinco posições no ranking anual de corrupção divulgado nesta terça-feira (17) pela Transparência Internacional. Apesar de ter passado do 80º lugar em 2008 para o 75º neste ano, o relatório apontou que o país ainda é marcado por escândalos que envolvem impunidade e corrupção política.

Na mesma colocação brasileira aparecem a Colômbia, o Suriname e o Peru – todos com 3,7 pontos. Nas Américas, um total de 21 dos 31 países receberam pontuação inferior a 5, o que, de acordo com a Transparência Internacional, indica “sérios problemas de corrupção” na região.

No grupo de países americanos com mais de 5 pontos, o Canadá permanece como líder, além de integrar os dez Estados com os menores índices de corrupção em todo o mundo. O Chile, o Uruguai e a Costa Rica são os únicos da América Latina a integrarem a lista com mais de 5 pontos.

Lula, o Filho do Brasil, estreia em Brasília


Com uma sessão para convidados de Lula, o Filho do Brasil, biografia do atual presidente da República, filmada por Fábio Barreto (O Quatrilho), começa hoje (terça-feira, 17) o 42.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A partir de amanhã (quarta-feira, 18) até o dia 23, seis filmes em 35mm concorrem na mostra competitiva ao prêmio de R$ 220 mil.

São eles: o mineiro A Falta Que Me Faz, de Marília Rocha, os paulistas É Proibido Fumar, de Anna Muy­­laert, e Quebradeiras, de Evaldo Mocarzel, o baiano Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas, e os brasilienses O Homem Mau Dorme Bem, de Geraldo Moraes, e Perdão Mister Fiel, de Jorge Oliveira.

O encerramento do festival acontece no dia 24, com a exibição para convidados de Brasília, A Última Utopia, de Pedro Anísio, Geraldo Moraes, Vladimir Car­­valho, Pedro Jorge de Castro, Moacir de Oliveira e Roberto Pires.