segunda-feira, 26 de abril de 2010

Copa do Mundo gera mais interesse que as eleições

Fonte:UOL

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, o interesse do público brasileiro pela Copa do Mundo da África do Sul é maior do que pelas eleições, que definem a sucessão presidencial em outubro deste ano. Entre os entrevistados, são 42% os que dizem ter grande interesse pela Copa, enquanto 36% mostram preferência pelo pleito que vai definir o substituto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Copa do Mundo gera maior interesse para o público das regiões Centro-Oeste e Norte, com 45%, enquanto as eleições tem o menor interesse entre os sulistas, com apenas 28% demonstrando interesse. Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, 28% mostram grande interesse pelas eleições, enquanto para a Copa do Mundo o número sobre para 47%.

NO PARANÁ, O PSB VAI COM O PSDB, DIZ SEVERINO

Independente do caminho que o partido irá tomar em nível nacional, o PSB do Paraná vai apoiar o PSDB do prefeito Beto Richa. A informação é do presidente estadual do partido, Severino Araújo, que coordenou na última sexta-fiera (23), reunião da Executiva Estadual em Curitiba. “A questão estadual é outra esfera e já temos definição e sinal verde da cúpula para apoiar Beto Richa”, afirmou.

No encontro, os pessebistas tomaram uma posição se irão ou não apoiar a candidatura presidencial do deputado federal Ciro Gomes, que na última semana foi impedido de concorrer pela direção nacional. A decisão do PSB do Paraná será comunicada amanhã a Executiva Nacional em Brasília, num encontro com todos os diretórios regionais. A Executiva Nacional deu prazo até esta segunda-feira (26) para que os partidos nos estados promovam reuniões para discutir o assunto.

“Só vou me manifestar na reunião da cúpula”, disse Araújo à reportagem da Gazeta do Povo. Em outros dois estados – Amazonas e Paraíba –, o PSB já definiu que também vai disputar coligado com o PSDB.

Saiu no Blog do Esmael... Pessuti discute eleições com PCdoB; governador diz que é Dilma

O governador Orlando Pessuti (PMDB) recebeu agora à noite, em Palácio das Araucárias, dirigentes do PCdoB para analisar conjuntamente o quadro sucessório no país e no estado.

Pessuti disse aos comunistas que está determinado a comandar no Paraná o palanque de Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência da República.O governador acredita que há espaço para a união das forças de centro-esquerda em torno do nome dele para disputar o Palácio Iguaçu.
Leia matéria completa

Serra tem mais a ganhar com a desistência de Ciro

Do blog de José Roberto Toledo

Segundo Ibope e Datafolha, José Serra (PSDB) teria mais a ganhar com a eventual saída de Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial. Na comparação dos cenários com e sem o pré-candidato socialista, o tucano soma mais pontos em sua intenção de voto estimulada do que as adversárias quando Ciro está fora do páreo.

Em ambos os institutos, Serra ganha quatro pontos no cenário sem Ciro. Dilma Rousseff (PT) ganha de 2 a 3 pontos, dependendo do instituto, e Marina Silva (PV) soma de 1 a 2 pontos. Logo, a vantagem do tucano se ampliaria.

Isso, na teoria. Porque há outros fatores que influenciarão a preferência dos eleitores em caso de desistência de Ciro. Entre eles, o seu comportamento: se Ciro sair atirando em Dilma, o resultado será um; se subir no palanque dela, o impacto será outro.

Aumentam também as chances de a eleição ser decidida no 1º turno. No cenário com Ciro, Serra tem hoje 44% dos votos válidos, segundo o Ibope. Sem Ciro, o tucano chega a 49% dos votos válidos. Para ser eleito em 1º turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

Essa conta, porém, é imperfeita. Não contabiliza os 9% de indecisos, que na hora de votar optarão por um candidato. E o cenário em outubro pode ser muito diferente do atual, quando ainda 60% dos eleitores não sabem dizer espontaneamente o nome de um presidenciável que esteja no páreo.

Serra tem mais chances de ser o principal beneficiado com a eventual saída de Ciro, mas só a evolução da campanha, novas rodadas de pesquisa e, em última instância, as urnas poderão confirmar essa probabilidade.

Programa do interiorização do governo começa em Ponta Grossa

PESSUTI - A
A primeira ação do programa de interiorização do governo de Pessuti acontece no próximo dia 29 de abril, em Ponta Grossa, abrangendo 28 municípios das regiões dos Campos Gerais e Centro Sul do estado.

Além da atividade rotineira da Escola de Governo, a programação avança por mais um dia, com despachos com prefeitos e lideranças, assinatura de convênios e ordens de serviço e, principalmente, inauguração de obras.

Somente na primeira região, mais de 40 obras devem ser inauguradas nos diversos municípios. Não haveria tempo hábil para entregar tudo antes do limite fixado pela legislação eleitoral, que a partir de junho impede candidatos de participar de inaugurações. A única forma foi concentrar as inaugurações em mutirões.