quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Requião esclarece: usei “tom lúdico” e “humor” sobre câncer de mama


O governador Roberto Requião afirmou em nota nesta quarta-feira que usou um “tom lúdico” e “humor” quando disse, durante o programa Escola de Governo, da TV Educativa do Paraná, que o câncer de mama nos homens pode ser consequência de paradas gay.

“O tom lúdico que usei no lançamento da campanha de prevenção do câncer de mama, entre mulheres e homens, acabou provocando uma onda de recriminações. Quando me referi às paradas da diversidade, ocorriam-me os riscos que o abuso de hormônios femininos, com fins terapêuticos ou estéticos, representam para a saúde”, disse o governador. “Entre os riscos, o câncer de mama. Em razão disso, estou sendo impiedosamente criticado.”

Requião disse ainda só conhecer o “gênero humano”. “O mais são opções e escolhas, que sempre respeitei, como cidadão ou governante”, afirmou. Segundo ele, sua vida pública tem sido uma incessante luta pela liberdade das minorias.

O governador disse ainda que o combate ao preconceito levou a avanços na área da saúde. “Com o meu então secretário da Saúde, Nizan Pereira, estabelecemos com o movimento GLTB vínculos de respeito, colaboração e de parcerias”, explicou.

De acordo com Requião, há em seu governo uma secretaria destinada exclusivamente às minorias, a de Assuntos Estratégicos, por isso sua gestão não pode ser considerada preconceituosa ou homófoba. “A tolerância tolera tudo, menos a intolerância. E esta intolerante manifestação ao uso de humor, para chamar a atenção ao lançamento da campanha contra o câncer de mama, é inaceitável”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário