quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mais de 20 mil ficaram sem energia no norte do PR

Cerca de 20 mil moradores dos municípios de Borrazópolis, Leópolis, Sertaneja e do distrito da Warta, na região norte de Londrina, ficaram sem energia por aproximadamente uma hora na noite desta terça-feira (10).
10/11/2009 - Temporal no Paraná deixa parte do Brasil no escuro

A assessoria de imprensa da Copel informou que, no caso de Borrazópolis (84 km ao sul de Apucarana), com 8,2 mil moradores, toda a cidade ficou no escuro durante pouco mais de hora. O apagão total também atingiu Leópolis (distante 35 km de Cornélio Procópio), com 4,2 mil habitantes, e os 5,9 mil moradores de Sertaneja (distante 63 km de Cornélio Procópio).

Segundo a assessoria de imprensa, a oscilação de tensão que partiu de Itaipu causou avarias nas subestações que abastecem estas cidades.

Os cerca de 1,5 mil moradores da Warta também ficaram sem energia. Lá, o problema foi a queima de um fusível. Todo o abastecimento já foi regularizado, informou a Copel.

Itaipu volta a operar normalmente

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6 horas da manhã desta quarta-feira, 11. Neste momento 18 unidades produzem energia: nove unidades geradoras de 60 Hz e nove unidades geradoras de 50 Hz. A assessoria de imprensa da usina informou que ainda não tem informações sobre o que causou o blecaute.

O Brasil recebe agora 9.800 MW de energia produzida por Itaipu. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.

Conforme a hidrelétrica, a totalidade da produção das máquinas de 60 Hz - de 5.300 MW - abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Já do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai. Uma unidade de 60 Hz está em manutenção programada e uma de 50 Hz, em "stand by".

Nenhum comentário:

Postar um comentário