quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Economia do Paraná se recupera da crise


A criação de 39 mil empregos até outubro mostra que a economia do Paraná já se recuperou da crise global iniciada em 2008 e que se prolonga, ainda, para outros países e regiões. Além disso, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geograia e Estatística (IBGE) indicou para o Estado crescimento acima da média em 2007, quando a safra agropecuária teve excelente desempenho. Essa situação está se repetindo neste ciclo, com previsão de retorno do Paraná à liderança da produção nacional de grãos, com 29,3 milhões de toneladas.

O caso dos empregos é típico: ao criar 89 mil empregos no ano, até outubro, segundo dados do Cadastro Geral do Ministério do Trabalho, o Paraná se distancia de estados da mesma região geoeconômica (Santa Catarina gerou 57 mil vagas e o Rio Grande do Sul, 50 mil), consolidando-se como um dos líderes na geração de empregos dentro do Brasil. Mais, em 2007 o Estado cresceu acima da média nacional no conjunto de riquezas produzidas, elevando sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) de 5,77% para 6,07%.

Trecho do artigo “Economia do Paraná se recupera da crise”, do vice-governador Orlando Pessuti. Leia a sua íntegra abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário