quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OIT concorda com Requião: emprego e trabalho decentes devem ser o foco das políticas econômicas da América Latina


A OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou nesta segunda-feira (11) um estudo que corrobora as propostas do governador do Paraná, Roberto Requião, de que o emprego e o trabalho decentes devem estar no centro das políticas econômicas no Brasil. “O projeto neoliberal quer que Brasil participe do mercado global como fornecedor de matéria prima e de trabalhadores com salários precarizados e aviltados”, disse Requião, pré-candidato do PMDB a Presidência da República.

E nós estamos propondo justamente o contrário: uma proposta de desenvolvimento, de valorização do capital produtivo, de valorização do trabalho. E a partir desta visão estamos formulando um programa de governo que será apresentado ao país”, completa Requião.

A OIT faz uma análise das conjunturas da América Latina e Caribe que preveem que, em 2010, haverá recuperação das economias da região com um crescimento de 4,1% ao ano. No entanto, alerta que, para um cenário igualmente positivo no mercado de trabalho, é preciso que o emprego e o trabalho decente estejam no centro das políticas econômicas.

Esta é a crise da falta de emprego, do déficit de trabalho decente e da pobreza e indigência, e deve ser enfrentada com mais determinação do que nunca”, defende a OIT, ao destacar que não se pode sair da crise com as mesmas políticas econômicas que a produziram.

do www.pmdbdobrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário