terça-feira, 11 de maio de 2010

Administrações de Pessuti e Ducci tem bom índice de aprovação


Da Gazeta do Povo

Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que apesar do desconhecimento de uma grande parcela da população, Pessuti e Ducci tiveram uma aprovação alta. Somente 40% dos entrevistados citaram nominalmente os dois como governantes na pergunta espontânea, mas mais de 65% aprovaram os pouco mais de 30 dias da administração deles.

O governador Orlando Pessuti conseguiu até aumentar a avaliação do governo estadual depois de assumir o cargo, em 1.º de abril. Levantamento do próprio Instituto Paraná Pesquisas mostrou que a administração de Roberto Requião (PMDB), pouco antes de ele deixar o cargo, foi avaliada como ótima e boa por 39,4% dos curitibanos; como regular, por 27,4%; ruim e péssima, por 30,4%. Nos últimos trinta dias, agora sob o comando de Pessuti, a aprovação do governo estadual aumentou para 66,8% (ótimo e bom); e a desaprovação (ruim e péssima) caiu para 21%.

Ducci teve o mérito de manter a boa avaliação dos pouco mais de cinco anos do governo de Beto Richa (PSDB). O tucano renunciou ao mandato no fim de março com um índice de aprovação de 74,3% e de desaprovação de 7,4%; outros 15,7% dos curitibanos consideravam-na regular. A administração de Ducci foi aprovada por 71,4% e desaprovada por 17,7% dos entrevistados na pesquisa. “Ele está seguindo mais o estilo do Richa, mas não tem o mesmo carisma. O Ducci ainda não conseguiu colocar a ‘cara’ dele (no governo)”, avalia Sérgio Braga, professor do mestrado em Ciência Política da UFPR.

População aprova secretariado

A maioria da população de Curitiba aprovou a mudança de secretariado promovida por Orlando Pessuti (PMDB) no governo do Paraná e a manutenção dos secretários municipais por Luciano Lucci (PSB) na prefeitura da capital. Ao mesmo tempo, grande parte acredita que Pessuti e Roberto Requião (PMDB) podem ficar distantes politicamente, assim como dizem que Ducci e Beto Richa (PSDB) irão permanecer aliados.

Para 63,4% dos entrevistados, Pessuti acertou em substituir a maioria dos secretários de Requião. A maioria (48,2%) diz que eles vão continuar unidos, mas um porcentual alto aposta no inverso: 40,6%.

Em relação à prefeitura, 67,3% dizem que Ducci acertou em manter os secretários nomeados por Richa. Para 81%, eles permanecerão aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário