terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Em 2009, Lula bate recorde de dias fora do país. 31 países visitados


Com participação em Conferência do Clima de Copenhague, presidente fecha ano tendo passado três meses no exterior

Do Globo

A participação na Conferência do Clima de Copenhague, a partir de quarta-feira, encerra o roteiro de viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste ano. Em 2009, com a viagem a Copenhague — entre terça e sexta-feira —, Lula fechará três meses fora do país. Serão 31 países visitados no ano, alguns mais de uma vez, como Argentina, Estados Unidos, Dinamarca, França e Itália, somando 87 dias fora do país. Desde o primeiro ano de governo, nunca Lula tinha visitado tantos países nem ficado tantos dias fora do Brasil.

Já está sendo preparada uma agenda prévia para o próximo ano. Se mantiver o ritmo frenético de viagens ao exterior e pelo Brasil, Lula deverá bater o recorde de dias fora de Brasília, no último ano de mandato, especialmente por causa das eleições gerais. Estão sendo negociadas visitas à Europa, à África, ao Oriente Médio e à América Latina. Nesse roteiro, está incluída a participação do presidente no jogo de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul.
As viagens internacionais do presidente são alvo permanente dos ataques da oposição. Mas especialistas reconhecem aspectos positivos nessa estratégia. Segundo o professor Virgílio Arraes, do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), a chamada diplomacia presidencial traz dividendos tanto políticos quanto econômicos para o país.

Arraes diz que esse processo de maior inserção internacional do país começou no governo Collor e ganhou força com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas lembra que os Estados Unidos, por exemplo, não usam essa política.

— O presidente tomando a frente dos desafios da política externa pode cortar caminhos e ter respostas mais rápidas, mas também elimina a possibilidade de o poder presidencial ser o último recurso. O fato é que o Brasil tem presença política mais intensa do que em anos atrás — afirma Arraes.
Em 2010, Lula abre a agenda internacional no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). Este ano, Lula preferiu não participar do Fórum, por causa da crise econômica, mas já recebeu o convite para 2010 e deve comparecer. O Fórum acontece no final de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário