terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Paraná gera mais empregos e cumpre, antes do prazo, metas da ONU


O Paraná deve cumprir, já no próximo ano, pelo menos cinco das sete metas propostas pela ONU para o desenvolvimento do Milênio. Países do mundo inteiro se comprometeram a alcançar uma série de objetivos até 2015, considerando indicadores sociais e econômicos com base nos dados apresentados em 1990. Falta pouco para o prazo e os números paranaenses são destaque. O estado reduziu a pobreza pela metade nos últimos sete anos e é líder brasileiro em geração de empregos formais, proporcionalmente à sua população.

A análise é do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), um programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), apoiado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e certificado pelo Observatório Global Urbano (GUO) da ONU. Os dados usados são de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Relatório de Indicadores 2009 já está disponível no site http://www.orbis.org.br.

Segundo a publicação, o Paraná diminuiu o total de pessoas vivendo com renda familiar menor que meio salário mínimo de 45,8%, em 1991, para 18,2%, em 2008. Uma redução 60,3% no período. A maior queda aconteceu a partir de 2003, já que nos anos de 2000 e 2001, 35% dos paranaenses estavam abaixo da linha da pobreza. “As políticas públicas de transferência de renda, geração de empregos e maior salário têm impacto direto neste índice”, afirma o estatístico do Orbis, Albi Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário